Biofaces Bring Nature Closer

      Marreca-ananaí

      26 Nov 2021

      Marreca-ananaí
      Amazonetta brasiliensis
      Brazilian Teal
      Além de marreca-ananaí, também pode ser chamada de picassinha ou marreca-picaça (Rio Grande do Sul), pé-vermelho, ananaí, asa-de-seda, paturi, pato de asa branca (sertão de Pernambuco e Bahia) ou até do seu primeiro nome amazonetta, que vem do seu nome científico Amazonetta brasiliensis. Vive em banhados onde retira seu alimento e cria seus filhotes e próximo a eles faz os seus ninhos.
      Seu nome científico significa: de Amazon = referente ao rio Amazonas; e do (grego) nëtta = pato; e de brasiliensis = referente ao Brasil, brasileiro. ⇒ Pato brasileiro do rio Amazonas.
      Marreco de pequeno porte, que vive em lagoas e banhados, e até em pequenas coleções d'água, como córregos e poças formadas pela chuva. Seu dimorfismo sexual é caracterizado por:
      O macho: Possui o bico vermelho, maior quantidade de verde nas asas e coloração lateral da cabeça que vai de marrom na base do bico até um cinza claro próximo a parte posterior da cabeça.
      A fêmea: possui o bico preto e manchas brancas na base do bico e acima dos olhos.
      Outra característica que diferencia os sexos, porém pouco marcante, é a mancha preta que o macho possui na parte posterior da cabeça (nuca). Como é delimitada gradualmente, e não tem contornos contrastados e bem definidos, passa despercebida, mas observando-se com atenção, nota-se que somente está presente no macho, sendo que na fêmea essa região é marrom.
      Outra distinção entre os sexos é a vocalização, ou seja, o som emitido por cada um: o macho emite um som agudo, muito similar a um assobio (sibilo); a fêmea, por sua vez, emite um grasnado não muito grave.
      Alimenta-se em banhados ou em pequenas lagoas, seu hábito alimentar filtrador permite que se alimente de plantas aquáticas, crustáceos e mariscos, além de insetos, minhocas e grãos. No Rio grande do Sul é comum vê-las se alimentando em áreas de resteva de arroz irrigado.
      Reproduz-se geralmente do fim do verão ao começo do inverno e faz seu ninho em touceiras perto dos banhados onde deposita seus ovos. Tem de seis até nove filhotes (já foram vistas ninhadas com 10 ou 11 filhotes), que ficam com o casal até atingirem a capacidade de voar.
      Na época da postura, a fêmea desenvolve uma protuberância relativamente grande na região posterior do abdome, bem próxima da cloaca, ficando “barrigudinha”, pelo que se sabe claramente que está em fase de postura. Apesar de esse fato ser comum em diversas espécies de anatídeos, nessa espécie tal característica se torna mais evidente por ela possuir a parte traseira do abdome bastante esguia e delgada.
      Passa grande tempo dentro da água e nas margens procurando alimento, voando apenas quando estão em perigo. É de hábito diurno, mas costuma passear também a noite. É ave que vive pacificamente muito bem com outros anseriformes como a marreca irerê. É comumente vista em casais, mas também forma bandos quando jovens ou quando compartilham locais importantes de alimentação, formando bandos muitas vezes de casais.
      Ocorre em todo Brasil. WIKIAVES 2021. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wi... Acesso em: 21 de nov. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views445
        • Curtidas8
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  TERENOS-MS
        -20.4383001, -54.8652419
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.