Biofaces Bring Nature Closer

      CABOCLINHO-DE-CHAPÉU-CINZENTO

      26 Nov 2021

      Caboclinho de Chapéu Cinzento
      Sporophila cinnamomea
      Chestnut Seedeater
      O caboclinho-de-chapéu-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como caboclinho-goiano e caboclinho-vermelho.
      Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente, sementes; e phila, philos = amigo, aquele que gosta de; e do (latim) cinnamomea, cinnamomeus = da cor do cinamomo, da cor de canela; com origem na palavra grega kinnamon = cinamomo. ⇒ (Ave) da cor da canela que gosta de sementes.
      Mede 10cm de comprimento.
      Os caboclinhos em geral, na muda de penas, adquirem uma plumagem esmaecida, só voltando ao normal na muda seguinte (anterior ao período reprodutivo), assim como o tiziu (Volatina jacarina). Trata-se do menor pássaro canoro nacional.
      As fêmeas dos caboclinhos em geral são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem. Os jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.
      Procria na Argentina, Uruguai, sul do Paraguai e no Brasil ao largo da divisa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Migra durante o inverno para o norte do Brasil Central até o sul do Pará. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.
      Vive em capinzais, campos limpos e campos alagáveis. A população da espécie encontra-se em declínio pela perda do habitat, situação comum também a outras espécies do gênero Sporophila.
      Ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Também ocorre na Argentina, Paraguai e Uruguai. WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 2 de jan. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views622
        • Curtidas9
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  TERENOS-MS
        -20.4383001, -54.8652419
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.