Biofaces Bring Nature Closer

      SAÍRA-MILITAR

      17 Nov 2021

      Saíra-militar
      Tangara cyanocephala
      Red-necked Tanager
      Tangara cyanocephala, também conhecida como saíra-de-lenço, pintor-coleira, saíra-de-pescoço-vermelho, saíra-de-cabeça-azul (Descourtilz) saíra-de-gola (Florianópolis), soldadinho e verdelim (região Nordeste), é um passeriforme da família Thraupidae.
      Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará → ata = andar; e carã = em volta; (dançarino); e do (latim) kuanos = azul escuro; e -kephalos, kephalë = com a cabeça, cabeça. ⇒ Dançarino com cabeça azul escuro.
      Mede entre 10 e 13 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 21 gramas.
      Apresenta a evidente faixa vermelho vivo ao redor do pescoço e coroa azul metálico no alto da cabeça. Nas fêmeas a faixa vermelha é mais apagada, tendendo à tonalidade canela. Corpo em tonalidade verde uniforme, com dorso negro e faixa amarela sobre as penas verdes das asas. As aves das populações do Sul do Brasil, tendem a apresentar tamanho corporal acima da média de 11 centímetros de comprimento. Por sua vez, as saíras-militares do Nordeste são menores, com tamanho abaixo da média padrão.
      Alimentação
      Frutinhas, insetos, larvas e néctar/pólen de flores. Frequentam pomares. Comumente são vistas se alimentando em pequenos arbustos e até mesmo sobre vegetação rasteira.
      Reprodução
      Normalmente de setembro a dezembro. Ninhos em formato de taça com 3 ovos, geralmente feito em bromélias e emaranhados de epífitas, à média e elevada altura. Macho e fêmea cuidam dos filhotes.
      Comumente vistas em bandos mistos com T. desmaresti, Dacnis spp., Tachyphonus spp. e Euphonia spp. Quando em alimentação em fruteiras, os bandos podem incluir T. seledon, T. cyanoventris e Thraupis spp. É vista em cidades arborizadas, borda de mata e pequenas florestas.
      Ocorre no Sudeste e Sul do Brasil, com populações isoladas de raças geográficas no Nordeste brasileiro (PE, PB, AL e CE). WIKIAVES 2021. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wi... Acesso em: 19 de out. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views453
        • Curtidas10
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Ribeirão Grande-SP
        -24.0994874, -48.36589379999999
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.