Biofaces Bring Nature Closer

      Cabeça-Seca

      14 Mai 2021

      Cabeça-seca
      Mycteria americana
      Wood Stork
      O cabeça-seca é uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae.
      Conhecido também como passarão, cabeça-de-pedra (Mato Grosso), jaburu-moleque, trepa-moleque (Mato Grosso), joão-grande (Rio Grande do Sul) e padre. Era uma das aves aquáticas mais comuns da Amazônia, mas teve seu número reduzido devido à caça.
      Seu nome científico significa: do (grego) muktër, mukterizö = focinho, nariz, bico; e do (latim) americana = referente ao continente americano, américa. ⇒ Pássaro americano com focinho.
      Mede entre 86 e 100 cm de comprimento e pesa em torno de 2,8 kg. Quando sobrevoa muito alto uma área, pode ser confundido com o Maguari. Diferente dos adultos, os juvenis possuem a cabeça e pescoço emplumados e o bico mais claro.
      Alimentando-se coletivamente, com vários indivíduos se deslocando lado a lado na água rasa, movimentando o fundo lodoso com um dos pés para deslocar as presas, como peixes, anfíbios, pequenos répteis e grandes invertebrados.
      Constrói ninhais em capões de mata alagada. Põe de 3 a 5 ovos.
      Habita manguezais, pantanais e alagados permeados de florestas. Pousa no chão ou no alto de árvores e plana a grandes alturas sem muito esforço. Vive em grupos. Os jovens da espécie associam-se em bandos distintos, vivendo à parte dos casais.
      São encontrados em quase todo o Brasil, principalmente no Pantanal e na costa do Nordeste. Sua distribuição no continente americano se estende do sul dos Estados Unidos à Argentina.

      No Paraná, na região do alto/médio Iguaçu é uma espécie migrante, sendo encontrado nos meses de outubro a fevereiro com frequencia em lagoas que margeiam o rio. WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 20 de abr. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views484
        • Curtidas8
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Miranda - MS
        -20.235958, -56.3751037
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.