Biofaces Bring Nature Closer

      Garça-branca-pequena

      07 Abr 2021

      Garça-branca-pequena
      Egretta thula
      Snowy Egret
      A garça-branca-pequena é uma ave da ordem Pelecaniformes da família Ardeidae. Também conhecida como garcinha-branca, garça-pequena e garcinha.
      Seu nome científico significa: do (francês) aigrette = garça; e do (araucano) thula = de pescoço negro. ⇒ Garça de pescoço negro. Este nome foi dado à garça-branca-pequena (Egretta thula) em erro cometido por Molina (1782): “Ardea thula, nome, che viene dalla lingua Chilese”) (Egretta).
      Mede de 51 a 61 centímetros de comprimento e apresenta grandes egretes no período reprodutivo, (Egrete: Zool. Feixe de plumas alongadas que enfeitam a cabeça de algumas garças na época de reprodução) mais evidenciado nos machos. Totalmente branca. Bico e tarsos negros e pés amarelos. A plumagem é rica em pó, o qual é produzido por plumas de pó concentradas no peito e nos lados do corpo.
      Alimenta-se de peixes de forma bastante ativa. Aprecia também insetos, larvas, caranguejos, anfíbios e pequenos répteis.
      Associa-se em colônias formando ninhais com outras espécies. O casal constrói uma plataforma de galhos secos sobre uma árvore, geralmente próxima à água, onde são postos, com 2 ou 3 dias de intervalo, de 3 a 7 ovos esverdeados ou verde-azulados que medem cerca de 43 por 32 milímetros cada um. Estes ovos são incubados pelo casal durante 25 a 26 dias e, quando nascem os filhotes, que são nidícolas, os pais fornecem-lhes alimento regurgitado.
      Habita bordas de lagos, rios, banhados e à beira-mar. Comum em manguezais, estuários e poças de lama na costa, sendo menos numerosa em pântanos e poças de água doce.
      Vive em grupos e migra em pequenas distâncias para dormir.
      Todo o Brasil e desde o sul dos Estados Unidos e Antilhas à quase totalidade da América do Sul.
      WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 22 de mar. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views576
        • Curtidas8
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Campo Grande-MS
        -20.4697105, -54.620121100000006
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.