Biofaces Bring Nature Closer

      Chorão

      17 Mar 2021

      Chorão
      Sporophila leucoptera
      White-bellied Seedeater
      O chorão é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
      Conhecido também como Cigarra-rainha, Patativa-boiadeira, Boiadeiro (Minas Gerais), Cigarra-bico-vermelho, Bico-vermelho/Bico-de-lacre (Espírito Santo), Patativa-chorona, Chorona (São Paulo), Chorão (Pernambuco), (Bahia) e (Alagoas) ou apenas Patativa (sertão da Paraíba).
      Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamado de “papa-capim” acompanhado de algum outro adjetivo. Sporo é semente e phila provém de phyllo, que significa afinidade. Seria realmente o “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”.
      Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente; e philos = que gosta, amigo; e do (grego) leukos = branco; e -pteron = asa. ⇒ Ave com asa branca que gosta de sementes.
      Mede entre 12 e 12,5 centímetros de comprimento´e pesa entre 15 e 16 gramas.
      O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos.
      A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa.
      Granívoro. Como outras aves do Gênero, pode frequentar comedouros onde é oferecida quirera.
      É espécie comum, que habita áreas de gramíneas com arbustos e emaranhados de vegetação, quase sempre próximo à água, em áreas pantanosas e margens de rios e lagos. Vive solitário ou em pares espalhados, é uma ave discreta e raramente se associa a outras espécies.
      Presente nas ilhas da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrado também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai. WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... em: 13 de mar. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views585
        • Curtidas6
        • Comentários3
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  TERENOS-MS
        -20.4383001, -54.8652419
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.