Biofaces Bring Nature Closer

      CURIÓ

      16 Mar 2021

      Curió
      Sporophila angolensis
      Chestnut-bellied Seed-Finch
      Aves Brasileiras - Brazilian Birds
      O curió é uma ave passeriforme da família Thraupidae.
      O curió (Sporophila angolensis) é uma ave passeriforme da família thraupidae. Mede cerca de 14,5 cm, sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, sendo a parte interna das asas na cor branca.
      Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.
      Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente; e philos = que gosta, amigo; e do (latim) angolensis = referente ao país da Angola na África, angolana, angolano. ⇒ Ave angolana que gosta de sementes. Este nome é resultado de um erro, visto que esta ave é exclusiva da América.
      Muito procurado como pássaro de gaiola (Sick 1997). Esta é considerada a principal ameaça e causa de seu desaparecimento das regiões mais habitadas do país (Machado 1998). A grande pressão de caça a essa espécie pode ser constatada nesse trecho em que Willis & Oniki (1993) dizem que essa atividade “é incrivelmente eficiente para eliminar uma espécie anteriormente comum, exceto em lugares onde nós não dizemos para ninguém que ela existe”.
      É considerado Criticamente em Perigo no Estado de Minas Gerais, conforme a Lista Vermelha estadual.
      No Estado do Parana a espécie é considerada VULNERÁVEL, conforme Lista Vermelha estadual.
      Mede entre 10,6 e 12,4 centímetros de comprimento e pesa entre 11,4 e 14,5 gramas.
      O Macho possui cabeça, peito, dorso, asas e cauda negras e região inferior do peito, ventre, crisso e infracaudais de coloração castanha. As asas apresentam um pequeno e característico espéculo branco.
      O bico é bastante robusto é utilizado para abrir sementes e apresenta uma mancha acinzentada na base da mandíbula. Tarsos e pés enegrecidos.
      A fêmea e os imaturos possuem plumagem toda parda.
      Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes em especial a semente do capim navalha, subindo nos pendões de capim ou catando-as no chão.
      Faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara. Põe 2 ovos branco-esverdeados com muitas manchas marrons e a eclosão ocorre cerca de 13 dias após a postura. Passados 30 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. Atingem a maturidade após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e dura até o término do verão.
      Vive solitário ou aos pares, normalmente separado de outras espécies de pássaros, embora às vezes possa misturar-se a bandos de Sporophila e tizius.
      Encontra-se distribuído em quase todo território nacional, da Região Amazônica ao Rio Grande do Sul, passando por estados da região Centro-Oeste. Encontrado também em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile. Habita as regiões litorâneas brasileiras e principalmente o litoral paulista.
      É comum em capoeiras arbustivas, clareiras com gramíneas, arbustos nas bordas de florestas altas e pântanos, penetrando também nas florestas.
      O bicudo (Sporophila maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor, só que um pouco maior e é todo preto e com a mesma mancha branca na asa. WIKIAVES 2020. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 20 de out. de 2020.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views503
        • Curtidas6
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  TERENOS-MS
        -20.4383001, -54.8652419
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.