Sempre é difícil a filmagem diurna devido a diminuição dos espaços intocados das matas; por isso a maioria dos animais só saí à noite,devido a movimentação humana, cães e outros; mas o mão pelada prefere sair a noite mesmo,mas ficam ao longo dos córregos do entorno do Morro...
Guaxinim é o nome mais utilizado para o Raccoon norte-americano, espécie do mesmo gênero, Procyon lotor.
É onívoro (isto é, come de tudo). Alimenta-se de sapos, rãs, pererecas e várias espécies de animais aquáticos, especialmente caranguejos, moluscos e peixes; girinos e também lagartas, besouro, cigarras, minhocas, aranhas, dentre outros animais invertebrados.
Ao devorar os sapos, com muita habilidade ele descarta a pele e as glândulas que contém uma substância leitosa que é, justamente, a defesa do sapo contra predadores (esta substância provoca irritação na boca dos predadores).
Possui também uma incrível habilidade para capturar girinos nos riachos. A maior parte de sua dieta é constituída por frutas, dentre as quais os de embaúba, coquinho-jerivá, palmito, araticum e guabiroba. No caso dos frutos do coqueiro-jerivá e palmito, ele rói estes frutos até remover a polpa e, depois, cospe o coquinho.