Biofaces Bring Nature Closer

      Phrygionis incolorata - Mariposa-Incolorata (Prout, 1910)

      31 Out 2018

      Lepidoptera: Bombycina: Geometroidea: Geometridae: Ennominae: Baptini

      Phrygionis incolorata é uma espécie de mariposa da ordem Lepidoptera, subdivisão Bombycina, superfamília Geometroidea, família Geometridae, subfamília Ennominae e tribo Baptini. Baseado no que pode ser visto nas antenas e na descrição abaixo, trata-se de uma fêmea, sem certezas.

      MORFOLOGIA E UM POUCO DA ANATOMIA PARA ACADÊMICOS INICIA AQUI:

      Envergadura alar entre 16mm - 18mm. Base das asas anteriores feitas de uma listra metálica transversa e delineada por uma borda preta. Área posterobasal contendo uma listra metálica transversa delineada de preto mais longa, e o segmento costal possui uma mancha negra e uma listra amarela percorrendo até a base. Área discal próxima à costa contém uma mancha negra mediana e uma listra metálica amarela conectando a listra amarela anterior com a próxima no segmento posterodiscal. Segmento posterodiscal com uma larga e grande listra metálica transversa delineada de preto com continuidade às asas posteriores até a costa. Área marginal das asas anteriores com uma marcante listra amarela metálica delineada de preto em ambos os lados com continuidade até o ápex das asas posteriores e quebradas no tornus por um ocelo. A coloração geral da mariposa é marrom. O gênero possui apomorfia na genitália masculina que é proeminente, normalmente partida e uma extensão posterior à juxta. A genitália feminina possui um signum como um disco dentado, oco ou não, ou sem signum. Antenas bipectinadas em machos e simples, filiformes em fêmeas. Frente da cabeça muito estreitas em machos, mas esta informação necessita de confirmação. Normalmente, membros do gênero possuem três listras transversas delineadas metalicamente nas asas anteriores. A listra posterodiscal é mais distinta e segue o Princípio de Oudeman, como descrita. As asas posteriores possuem uma ou duas manchas negras na margem externa próxima à veia M3. Asas anteriores sem fóvea, e veias Sc e R1 se encontram para formarem uma célula secundária. Estas manchas podem se apresentar parcialmente metálicas. A margem externa das asas posteriores tendem a ser arredondadas ou nitidamente inclinadas. Cavidade do tímpano contém um saco ou bolsa bem-desenvolvida estendendo-se da parede. Sexto tergito do abdome dos machos podem conter tufos de pelos escamosos, ausentes em algumas espécies.

      FINDA AQUI

      Pude encontrar poucas informações sobre essas mariposas. De acordo com a fonte fornecida abaixo, o gênero é assim distribuído:

      México; Guatemala; Belize; Honduras (Scoble); Costa Rica; Panamá; Bahamas; Cuba; Jamaica; República Dominicana; Porto Rico; EUA Virgem I. (Scoble); Guadalupe (Herbulot, ( http://www.inra.fr/Internet/Pr... )); Domínica; Martinica; Trinidad; Colômbia; Venezuela; Guiana; Suriname; Guiana Francesa; Equador (Scoble); Peru; Brasil; Bolívia; Paraguai (Scoble); Argentina; Uruguai (Scoble); [EUA: Téxas (Scoble), e Flórida].

      Plantas hospedeiras podem incluir Rampanea umberallis (Myrsinaceae) mas isto definitivamente requer confirmação. Membros de Ennominae Neotropicais são componentes significativos das florestas tropicais. As lagartas se alimentam das folhas de árvores e arbustos. Atraídas pelas luzes, apenas o ciclo de P. polita foi descrito: ( http://livros01.livrosgratis.c... )

      O comportamento, ciclo de vida, hábitos alimentares e reprodução de Phrygionis incolorata permanece desconhecido e a ser registrado.

      O gênero em si possui grande semelhança com Pityeja e Opisthoxia, e não devem ser confundidos.

      ( https://academic.oup.com/zooli... )

      Data: 10 de Novembro, 2018 às 20:25:34
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo (Lat: -26.769057719280113, Long: -49.362608622009475, Acurácia em metros: 4.265954219920082)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views16993
        • Curtidas9
        • Comentários3
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.