Biofaces Bring Nature Closer

      Amazilia leucogaster cf. bahiae - Plain-bellied Emerald / Beija-Flor-De-Barriga-Branca (Hartert, 1899)

      21 Out 2018

      Aves: Apodiformes: Trochili (?): Trochilidae: Trochilinae



      Amazilia leucogaster cf. bahiae é uma subespécie de beija-flor da classe Aves, ordem Apodiformes, subordem Trochili (não sei se esta subordem ainda existe ou se foi removida), família Trochilidae e subfamília Trochilinae.



      O nome do gênero "Amazilia" veio de uma heroína Inca da novela "Les Incas, ou la Destruction de l'Empire du Pérou", enquanto o nome da espécie vem do Latim; "leukos" significa "branco" e "gaster" significa "barriga".



      Distribuição: ( https://www.wikiaves.com.br/ma... )



      São de origem Neotropical. Duas subespécies estão presentes:



      Amazilia leucogaster leucogaster (Gmelin, 1788), que ocorre no Nordeste da Venezuela até às Guianas e no Norte (Nordeste?) do Brasil, Leste ao Piauí.



      Amazilia leucogaster bahiae (Hartert, 1899) ocorre no Leste do Brasil; no Leste de Pernambuco, pelo Sul através da Costa Brasileira e recentemente expandiu-se ao Espírito Santo.



      A espécie é pequena, medindo entre 9 e 10cm de comprimento e os machos pesam entre 4 e 4,5 gramas enquanto as fêmeas pesam cerca de 4,3 gramas. O bico é negro e reto mas levemente curva-se para baixo perto da ponta. A base mandibular é rosada, sendo as partes inferiores brancas e sem manchas. As partes centrais da cauda que permitem o freio e curvas no voo são douradas, sendo as externas azuis-escuras com pontas brancas. A mancha postero-ocular é branca. O dorso, coroa e face são verde-brilhantes enquanto a barriga é branca. Asas escuras com partes de cor esmeralda.



      O ninho é em formato de tigela e os ovos são arredondados, com cerca de 2 sendo depositados por vez. O ninho é feito de fibras de plantas e algumas vezes em Bromeliaceae.



      São comumente atraídos por bebedouros de beija-flor e são territorialistas para com seus bebedouros. Isto pode causar estresse entre indivíduos e lutas desnecessárias.



      Habitats incluem áreas pantanosa e muitos tipos de vegetação como, por exemplo, beiradas de florestas, crescimentos vegetais secundários, Cerrados, terras baixas úmidas, manguezais de maré alta subtropicais/tropicais e florestas altamente degradadas, Savanas, áreas de estiagem, etc. São comumente encontrados em habitats antropogênicos incluindo os urbanizados e nas metrópoles.



      A vocalização consiste em uma longa série de notas "pseee". Chamados incluem um fino "tsink" de acordo com HBW. Você também pode ouvir aqui:

      ( http://www.oiseaux.net/birds/p... )



      Hábitos alimentares incluem a extração de néctar de ervas e arbustos baixos. Hospedeiros incluem Leguminosae, Vochysiaceae, Musaceae, Acanthaceae, etc.



      Seu estado de conservação está listado na IUCN 3.1 como "Least Concern" ("Pouco Preocupante"), apesar que a quantidade global da população não foi quantificada. ( http://www.iucnredlist.org/det... )



      Fontes:



      ( http://avibase.bsc-eoc.org/spe... )



      ( http://www.hbw.com/species/pla... )



      ( http://www.birdlife.org/datazo... )



      ( http://datazone.birdlife.org/s... )



      ( http://eol.org/pages/1274020/o... )



      ( https://pt.wikipedia.org/wiki/... )



      Data: 16 de Setembro, 2018 às 06:49:36

      Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.745874372672555, Long: -38.50708292529396, Acurácia em metros: 6.171219637882207)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.