Biofaces Bring Nature Closer

      Opisthoxia metargyria - Mariposa-Opisthoxia (Walker, 1867)

      12 Out 2018

      Lepidoptera: Bombycina: Geometroidea: Geometridae: Ennominae: Palyadini

      Opisthoxia metargyria é uma espécie de mariposa da ordem Lepidoptera, subdivisão Bombycina, superfamília Geometroidea, família Geometridae, subfamília Ennominae e tribo Palyadini.

      Esta incomum mariposa exibe uma coloração geral branca com listras marrons ou pretas e pontas amarelas nas asas posteriores com manchas negras. São facilmente confundidas com outras mariposas muito similares, como as Pityeja sp., Ourapteryx sp. e Phrygionis platinata (dentre outras Phrygionis sp.), que eu acreditava ser o caso para a última apesar do número diferente de listras. Enviei ao Insetologia e o Cesar acertou a ID como Opisthoxia metargyria após citar uma chave que fornecerei mais abaixo. As mais próximas desta espécie são Opisthoxia saturniaria ( https://chr.ma/figure/5b72402f... ) e Opisthoxia miletia ( https://www.discoverlife.org/m... ). O ponto mediano, mais distante das margens do segundo par de asas, dentre outros traços as separam destas espécies.

      Sinônimos incluem:

      Argyroplutodes (Warren, 1894)
      Callurapteryx (Warren, 1894)
      Ophthalmophora (Guenee, 1857)

      A margem externa das asas anteriores possuem uma listra negra percorrendo da ponta submarginal ao ápice. Ao decorrer das áreas posterodiscais, discais e basais das asas anteriores encontram-se mais quatro listras, totalizando cinco. A quarta listra começando pela listra da margem externa das asas anteriores se conecta com a listra correspondente nas asas posteriores. A segunda listra a partir da margem externa segue pela margem externa das asas posteriores, onde é brevemente interrompida por um ocelo e uma mancha amarela, continuando na direção (mas findando antes) da margem interna. Áreas posterodiscais, discais e basais das asas posteriores são compostas por cerca de 4 listras. A ponta das asas posteriores, logo abaixo das manchas amarelas, possui um grande ocelo e um pequeno ocelo ao lado. Os olhos são grandes, compostos e verdes. Antenas são curtas, o abdome e o tórax brancos. Você pode achar outra foto que tirei no mesmo dia e na mesma localização de outra Opisthoxia metargyria aqui: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      Estas duas fotos são de dois indivíduos diferentes da mesma espécie.

      Opisthoxia foi registrada neste artigo ( https://www.researchgate.net/p... ) se alimentando de plantas da família Myrsinaceae. Entretanto, Palyadini, uma tribo Neotropical, parece ser uma exceção aos hábitos alimentares polifitófagos de outras tribos de Ennominae.

      Se você souber algo sobre o processo ovo-adulto, expectativa de vida, comportamento, ou anatomia, por favor me diga e lhe creditarei.

      Outras fontes:

      ( http://v3.boldsystems.org/inde... )

      ( http://eol.org/pages/412656/de... )

      ( https://nl.wikipedia.org/wiki/... )

      ( https://books.google.com.br/bo... )

      ( https://www.insetologia.com.br... )

      Chave: ( https://onlinelibrary.wiley.co... )

      Data:

      1 - 25 de Novembro, 2017 às 20:30:22
      2 - 25 de Novembro, 2017 às 21:37:10

      Localização: Santa Catarina, Benedito Novo (Lat: -26.76913048010951, Long: -49.362922782338615, Acurácia em metros: 6.798487054687724)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1574
        • Curtidas5
        • Comentários2
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.