Biofaces Bring Nature Closer

      Panchlora cf. nivia - Cuban Cockroach / Green Banana Cockroach / Barata-Verde-da-Banana (Linnaeus, 1758)

      13 Set 2018

      Blattodea: Blaberoidea: Blaberidae: Panchlorinae

      Panchlora é um gênero de baratas da ordem Blattodea, superfamília Blaberoidea, família Blaberidae e subfamília Panchlorinae.

      Sinônimos de Panchlora nivea incluem:

      Blatta alba (Strøm, 1783)
      Blatta chlorotica (Pallas, 1772)
      Blatta hyalina (Stoll 1813)
      Blatta nivea (Linnaeus 1758)
      Blatta virescens (Thunberg 1826)
      Ischnoptera lucida (Walker, F., 1868)
      Panchlora cubensis Saussure 1862)
      Panchlora hyalina (Stoll, 1813)
      Panchlora luteola (Saussure 1864)
      Panchlora poeyi (Saussure 1862)
      Pycnosceloides aporus (Hebard, 1919)

      Provavelmente, o sujeito retratado é uma fêmea pois media cerca de 21mm de comprimento; machos medem em média entre 12 e 15mm de comprimento e as fêmeas podem atingir 25mm ou, raramente, até 50mm de comprimento.

      Os adultos possuem uma élitros translúcidos e brilhantes, e uma coloração verde-clara. Há uma fina margem amarela no pronoto e na metade anterior dos élitros. A face é esbranquiçada, com o topo colorido de marrom e as antenas alaranjadas. A cabeça é feita de um lábio, palpos labiais, maxila, palpos maxilares e lábrum. Abdome com uma margem amarela. Olhos marrons e escuros, grandes e compostos. Metatórax, protórax, mesotórax e cercos anais presentes. Pernas feitas de uma coxa, junta trocânter-coxal, trocânter, fêmur, junta tibial-femural, tíbia coberta de espinhos, junta tibial-tarsal, tarso e garras. As ninfas não são aladas e são marrons em coloração, e se tornam brancas após trocarem de pele para virarem adultas, lentamente transcendendo para uma coloração verde-clara.

      São nativas dos neotrópicos, sendo encontradas no México, Oeste das Índias, EUA, e Américas Central e do Sul. Elas podem ser vistas em arbustos, árvores, plantas herbáceas, pilhas de folhas, pilhas de fogueiras, troncos, pilhas de folhas mortas e serrapilheira. Raramente, podem ser encontradas no interior de casas e você pode ver a ocorrência de um caso como este aqui: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      e aqui: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      São de atividade noturna e, mesmo que raramente encontradas em casas, são atraídas pelas fontes de luz, mas não acasalam dentro das casas e são de ecologia terrestre.

      As fêmeas irão chocar uma ooteca internamente e dará a luz às ninfas. As ninfas e os adultos necessitam de calor e umidade para um bom desenvolvimento e qualidade de vida, respectivamente, já que são de natureza tropical e subtropical. Os adultos podem facilmente voar se perturbados. São de corpo mole durante todas as idades.

      Não comem muito mais se alimentam de vegetais, frutas e até rações de cachorros, também sendo detritívoras. São predadas por répteis, formigas, louva-deuses, sapos e outros insetívoras.

      O motivo pelo qual não tenho certeza se esta é uma Panchlora nivea é devido seu estado de distribuição. Dividem estados de distribuição similares com outras Panchlora como P. thalassina (Saussure & Zehntner, 1893) ( http://cockroach.speciesfile.o... ), P. carioca (Rocha e Silva, 1959) ( http://cockroach.speciesfile.o... ), P. prasina (Burmeister, 1838) ( http://cockroach.speciesfile.o... ) e provavelmente mais. Isto significa que P. nivea é mais um palpite do que uma certeza, principalmente pelo fato de P. nivea ser a espécie mais comumente registrada; isto, de forma alguma, significa que é uma, mesmo checando a morfologia condizente pois desconheço a morfologia de todas as espécies Brasileiras. Entretanto, definitivamente é uma Panchlora sp..

      Como esse gênero é constituído de baratas silvestres que são normalmente encontradas em habitats florestais com árvores e arbustos, raramente sendo vistas no interior de casas, juntamente com sua dieta limitada comparada às baratas domésticas, desconheço qualquer doença que possa ser transmitida por elas.

      "Panchlora" se traduz em "toda verde" e "nivea" em "nevado".

      Fontes:

      ( http://cockroach.speciesfile.o... )

      ( https://bugguide.net/node/view... )

      ( http://zoologia-jisohde.blogsp... )

      ( https://www.sites.google.com/s... )

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      ( http://eol.org/pages/1075401/o... )

      Data: 23 de Fevereiro, 2017 às 17:43:42
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo (Lat: -26.77, Long: -49.36)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views2479
        • Curtidas8
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.