Biofaces Bring Nature Closer

      Ricolla cf. quadrispinosa - Percevejo-Assassino-Ricolla (Linnaeus, 1767)

      06 Set 2018

      Hemiptera: Heteroptera: Cimicomorpha: Reduvioidea: Reduviidae: Harpactorinae: Harpactorini

      Ricolla é um gênero de percevejos-assassinos pertencentes à ordem Hemiptera, subordem Heterocera, infraordem Cimicomorpha, superfamília Reduvioidea, família Reduviidae, subfamília Harpactorinae e tribo Harpactorini.

      A cabeça é delgada com um rostro abaixo adaptado para predação, utilizado para perfurar a presa e sugar seus fluidos corpóreos. Dois olhos bons para caçar de tamanho médio estão presentes na região posterocular. Dois espinhos são localizados na área lateral próxima aos olhos; um para cada. Quase todo o corpo do percevejo é vermelho. O tórax, complexo, com um sulco transverso vermelho no pronoto, possui quatro espinhos evidentes; um em cada ângulo umerai (2); um em cada área dorsomedial (2) proximais às asas. As pernas são compostas por uma coxa, trocanter, fêmur, tíbia, tarso e pretarso. Aparentemente, a área entre a tíbia e o tarso das pernas anteriores é mais escura, e mais clara no pretarso, enquanto a área do fêmur à coxa é vermelha. O fêmur das outras pernas são pretas com uma junção vermelha entre este e a tíbia, procedendo a escurecer novamente até as garras, que podem (ou não) ser mais claras. Antenas longas, curvadas, delgadas e localizadas na região anterocular, possuindo um escape, pedicelo e flagelômeros, assim sequenciados. O corpo inteiro é delgado, com muitos espinhos se sobressaindo do conexivo, provavelmente para proteção (e aparentemente muito eficientes) e para sinalizar um alerta contra predação. Escutelo vermelho presente. As asas são feitas de um cório claro e venoso (4 veias no total, a primeira e a segunda proximais à área medial do corpo se ramificando), e uma área vermelha e membranosa possuindo um certo número (que desconheço) de células. Não pude notar ocelos mas estes podem estar presentes posteriores aos olhos. Placas maxilares e clípeo presentes. Comprimento de aproximadamente 16mm.

      O rostro é usado para conduzir um golpe mortal e perfurante contra a presa; saliva letal que liquefaz a presa por dentro é injetada. A presa procede, então, a sugar os fluidos da presa, deixando uma casca para trás.

      A letalidade da saliva vem de enzimas que digerem tecidos de presas desafortunadas através de digestão extraoral. Podem matar Artrópodes significativamente maiores que eles, mas são incapazes de matar animais maiores, até onde meu conhecimento vai. O golpe perfurante causa dor, mas os Ricolla são 100% inofensivos para a saúde humana e para a saúde de animais de estimação, e não transmitem doenças.

      Vivem em jardins em habitats suburbanos (possivelmente, também, habitats urbanos), áreas de matagal e, majoritariamente, plantas baixas e atrativas. Caminham lentamente na direção das presas para não alarmá-las, procedendo a, inesperadamente, perfurá-las com o rostro. Se alimentam da maioria dos insetos sob sua zona de distribuição. A atração por plantas atrativas vem do instinto que os diz que polinizadores podem vir. Suas pernas são cobertas de pelos que os ajuda a agarrar as presas para prevenir que escapem.

      Espécime encontrada em uma área de matagal florestada em Santa Catarina, Benedito Novo.

      Fontes:

      ( https://cjai.biologicalsurvey.... )
      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )
      ( http://eol.org/pages/12036397/... )
      ( https://www.flickr.com/photos/... )
      ( http://www.ecoregistros.org/sh... )
      ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/p... )

      Data: 4 de Março, 2017 às 18:35:46
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo (Lat: 26.766567357374488, Long: -49.349564225852305, Precisão (Acurácia em metros): 31)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views2371
        • Curtidas8
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.