Biofaces Bring Nature Closer

      Cycloneda sanguinea - Joaninha-Vermelha / Unspotted Ladybird Beetle (Linnaeus, 1763)

      02 Set 2018

      Coleoptera: Polyphaga: Cucujiformia: Cucujoidea: Coccinellidae: Coccinellinae: Coccinellini

      Cycloneda sanguinea é um besouro da ordem Coleoptera, subordem Polyphaga, infraordem Cucujiformia, superfamília Cucujoidea, família Coccinellidae, subfamília Coccinellinae e tribo Coccinellini. Sua nomenclatura binominal sinônima é Coccinella sanguinea (Linnaeus, 1763).

      O dorso é convexo e os élitros medem aproximadamente 5mm de acordo com Gravena (1983) e Gallo et al. (1988), e são vermelho-alaranjados com muitas pontuações mais focadas perto da sutura elitral. São notórias por sua falta de manchas; uma característica diferenciada da maioria dos Coccinelídeos. O pronoto possui duas manchas brancas, uma em cada lado que vai do início da área posterior até o ângulo posterolateral, ao ângulo anterolateral, ao início da área anterior. Perto destas manchas brancas, entre as mesmas e a área mediana do pronoto há uma pequena mancha branca em formato de pera. O pronoto é preto, contrastando com as manchas brancas. A cabeça é preta e pequena com dois grandes olhos compostos; perto destes existem duas marcas brancas e acima dos palpos maxilares uma linha branca. O escutelo é pequeno, preto e triangular. Dimorfismo sexual é presente e evidente: Os machos possuem uma mancha branca saindo da área medial da parte anterior do pronoto para cima, mas encerrando-se brevemente. Em termos mais simples, possuem uma linha branca atrás da cabeça voltada para cima e findando brevemente. As fêmeas (que é o caso do sujeito retratado) não possui tal característica, com a área anteromedial do pronoto não possuindo a mancha branca e sendo completamente preta.

      As pernas são feitas de uma coxa, fêmur, tíbia, esporão tibial, tarso e garras do tarso. Na área inferior, como evidentemente vista em outra foto que tirei, ( http://www.biofaces.com/post/1... ) podemos ver a linha posterocoxal posteriormente à coxa. 6 segmentos abdominais são evidentes; o primeiro forma um U de cabeça para baixo, o segundo é o mais longo e os segmentos subsequentes procedem a ser mais curtos. O lado inferior também é composto de um epímero, epipleura elitral, metasterno, mesosterno, carina prosternal e prosterno. É evidente na parte inferior da cabeça a presença dos palpos maxilares. Não devo dar uma análise das antenas pois desconheço suas características morfológicas; desconheço o número de segmentos, mas creio que cerca de 11 segmentos estão presentes. Asas localizadas debaixo dos élitros; membranosas, venosas e transparentes.

      As larvas são delgadas com 11 segmentos, que possivelmente variam em número entre ínstares de crescimento. O primeiro e segundo segmento demonstram uma grande mancha laranja-amarelada com manchas negras nas laterais, tal como manchas laranja-amareladas. O terceiro segmento é feito de uma mancha laranja-avermelhada em cada lateral e uma pequena mancha dorsalmente. O quarto e sétimo segmento possuem uma mancha laranja-amarelada pequena dorsalmente e o sexto segmento possui uma mancha laranja-amarelada maior porém, ainda pequena. O oitavo segmento é pequeno e laranja-amarelado dorsalmente. Nono, décimo e décimo primeiro segmentos são negros. Quinto segmento quase todo laranja-amarelado. O pronoto é laranja-amarelado com duas grandes manchas negras perto da parte posterior. A cabeça é negra. As pernas são negras com coxa, fêmur, tíbia e, aparentemente, tarso presentes, mas meu conhecimento sobre as pernas termina aqui.

      As pupas são arredondadas/curvadas e de coloração geral laranja com partes pretas dorsal, lateral e ventralmente. Apêndices são livres e evidentes, sem nenhum movimento e fixados no substrato. Entretanto, podem curvar o corpo se forem ameaçadas.

      As larvas e os adultos são predadores, se alimentando do líquido de suas presas e deixando apenas uma exúvia como massa residual quando larvas, e comendo a presa por completo quando adultos. São insetívoros e se alimentam majoritariamente de membros de Aphididae (como Dactynotus sp.) e Coccoidea. As pupas de Cycloneda sanguinea possuem a notória característica de poderem "morder" indivíduos potencialmente perigosos. A incubação dos ovos leva cerca de 3-5 dias e o estágio larval dura cerca de 9 dias, com uma média de cada ínstar sendo de 2,43, 1,57, 1,86 e 3,57 dias, respectivamente para o primeiro, segundo, terceiro e quarto ínstar. Os estágios pre-pupa e pupa duram cerca de 0,86 a 4,14 dias, respectivamente. As larvas geralmente se alimentam de uma média de 14-14 presas por dia e cerca de 137-320 (dependendo da temperatura; temperaturas maiores significam menor consumo, enquanto temperaturas mais frias significam maior consumo) presas durante todo o período larval, com um consumo se elevando após cada ínstar. As larvas podem depender do canibalismo se preciso. Adultos recentemente emergidos apresentam élitros amarelo-claros. Às vezes, o estágio pré-pupa é pulado, com a larva madura diretamente transformando-se na pupa. Os adultos podem viver cerca de 50 dias e comem cerca de 20 presas por dia.

      Ocorrem em muitos países da América Latina, América do Norte e Europa, com ampla distribuição.

      Habitats incluem áreas de matagal com muitas plantas que atraem Aphididae e Coccoidea. Isto inclui muitos habitats dentro da área de distribuição. Encontrada em habitat urbano no 16º andar.

      Fontes:

      ( https://www.revistas.ufg.br/pa... )

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      ( http://eol.org/pages/1173313/n... )

      ( http://www.scielo.br/scielo.ph... )

      ...E eu.

      Data: 20 de Abril, 2018 às 20:27:48
      Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.75, Long: -38.51, 16º andar)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1960
        • Curtidas7
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.