Biofaces Bring Nature Closer

      Stilpnochlora cf. couloniana (ninfa velha) - Giant Katydid / Esperança-Gigante (Saussure, 1861)

      22 Ago 2018

      Orthoptera: Ensifera: Tettigoniidea: Tettigonioidea: Tettigoniidae: Phaneropterinae: Steirodontini

      Stilpnochlora couloniana é uma espécie de esperanças da ordem Orthoptera, subordem Ensifera, infraordem Tettigoniidea, superfamília Tettigonioidea, família Tettigoniidae, subfamília Phaneropterinae e tribo Steirodontini.

      O sujeito retratado é uma ninfa em estágio mais avançado de desenvolvimento. A cor primária é verde com uma mancha parecida com uma ampulheta preta de formato irregular na vista dorsal. A cor secundária é amarela que pode ser vista nas pernas da esperança, tal como em algumas partes mais claras. Os olhos são esbugalhados e compostos; são capazes de enxergar relativamente bem. As antenas são muito longas. Não lembro o comprimento deste espécime com acurácia, mas através de memória visual eu diria algo em torno de 20mm, sem contar as antenas. Ninfas muito jovens possuem listras parecidas com código morse nas antenas, tal como pernas posteriores muito compridas e arqueadas, e são de coloração diferente, em grande parte muito coloridas. Os adultos podem atingir cerca de 45-90mm de comprimento e se alimentam de folhas de plantas de amora e carvalho em cativeiro. Seus ovos são muito similares aos de Microcentrum spp.. A margem do topo dos tegumentos nos dois sítios com significativa maior curvatura. Todas as pernas possuem listras negras, sendo a área proximal do fêmur ao corpo colorido de verde.

      ( https://hiveminer.com/Tags/cou... )

      ( https://bugguide.net/node/view... )

      Eles se escondem nas coroas de árvores decíduas e são atraídos para a luz, mas podem ser encontrados em jardins, áreas de matagal, gramados, campos de grama e habitats suburbanos. Desconheço avistamentos em habitats urbanos ou em metrópoles, mas não descartaria esta possibilidade.

      Aqui está uma imagem de uma ninfa em estágios mais cedo:
      ( https://bugguide.net/node/view... )

      Os adultos são esperanças muito, muito grandes. O macho adulto pode ser visto aqui, medindo entre 45-50mm: ( https://bugguide.net/node/view... )

      A foto de uma fêmea pode ser vista aqui, medindo cerca de (e arredondado) 90mm: ( https://bugguide.net/node/view...

      O gênero Stilpnochlora (Stål, 1873) possui 16 espécies descritas atualmente.

      ( https://species.wikipedia.org/... )

      Os adultos se aparentam com uma grande folha. Como outras esperanças como Viadana sp., este é um mecanismo de defesa de camuflagem para se esconderem de predadores, mais comumente aves. São verdes ou verde-escuros quando adultos. As pernas posteriores de Stilpnochlora couloniana medem aproximadamente 70mm quando adultos. Adultos são geralmente dóceis e menos ariscos do que as ninfas. Geralmente, permanecerão parados e então irão pular e voar para longe se a ameaça persiste. De atividade, noturna, os machos produzem sons friccionando as pernas posteriores contra as asas para atraírem as parceiras. O som não é contínuo como ocorre com os grilos; é curto e não tão intenso. Preferem uma temperatura abaixo de 30ºC e acima de 25ºC. Na natureza, irão se alimentar das folhas de cavalhos, amoras, aveleiras, ervas-de-são-joão (ou hipéricos), Buddleja sp., macieiras, rosas e espinheiros-brancos.

      A oviposição dos ovos é feita após a fêmea mordiscar o galho para dar-lhe um bruto revestimento, procedendo então a ovipositá-los neste local. Os ovos são colados lá em uma longa linha com cerca de 100 a 150 ovos por vez. O período de incubação leva entre 40 a 60 dias e a temperatura de incubação ideal é entre 25ºC e 30ºC. ninfas jovens podem pular grandes distâncias. Localizações com deficiências de umidade do ar podem trazer problemas à sobrevivência desta espécie pois necessitam de umidade para trocar de pele ou ficarão presos na pele durante a troca. Se a temperatura do planeta aumentar um pouco, poderemos ver declínios populacionais desta espécie.

      Identificado por Phillip Watzke Engelking ( https://ww w.facebook.com/phillip.watzkeengelking )

      Fontes:

      ( https://www.keepinginsects.com... )

      ( http://www.catalogueoflife.org... )

      ( http://eol.org/pages/496937/ov... )

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      Data: 18 de Fevereiro, 2017 às 11:06:02
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1896
        • Curtidas6
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7756044, -49.367680199999995
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.