Biofaces Bring Nature Closer

      Águia-pescadora tomando o maior banho de sua vida

      02 Ago 2018

      Águia pescadora tomando o maior banho de sua vida

      A águia-pescadora (Pandion haliaetus) é uma ave Accipitriforme da família Pandionidae.

      Conhecida também como gavião-pescador, gavião-do-mar e gavião-papa-peixe. No interior da Amazônia é conhecida como gavião-caipira.
      A águia-pescadora possui características físicas especializadas e apresenta um comportamento único para caçar e capturar peixes. Como resultado dessas características únicas, a ela foi dado seu próprio gênero taxonômico, Pandion e família, Pandionidae.

      Alimenta-se basicamente de peixes, porém come outras aves e pequenos mamíferos. Após a captura do seu principal alimento (peixes), carrega-o em suas garras posicionando-o de forma aerodinâmica, o que lhe proporciona melhor condição de voo, evitando também que sua presa solte-se de suas garras.

      Apesar de mais numerosa no final e início do ano, tem sido encontrada durante todos os meses, o que pode indicar que esteja se reproduzindo em nosso País, fato ainda não comprovado. A espécie migra ainda jovem e leva de 2 a 3 anos para tornar-se adulta, quando regressa à América do Norte para se reproduzir. Após este período, retorna periodicamente à América do Sul durante o inverno no hemisfério norte. É comum em lagos, grandes rios, estuários e no mar próximo da costa. Vive normalmente solitária, voando alto ou pousada sobre árvores isoladas.

      Originária da América do Norte, onde se reproduz, a espécie migra para a América do Sul durante o inverno, podendo ser encontrada até o Chile e Argentina. Há registros de sua ocorrência em vários estados do Brasil, como Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

      Link do vídeo:

      https://youtu.be/zeR8mWANBwc

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.