Biofaces Bring Nature Closer

      Não Identificado - Precisa de ID - Crisálida de Geometridae

      28 Jun 2018

      Lepidoptera: Bombycina: Geometroidea: Geometridae: ???

      No início, encontrei esta crisálida muito bem escondida debaixo de uma folha de Lantana sp.. Coletei a crisálida para cuidar dela e ver o que iria eclodir.

      Entretanto, alguns dias após a coleta, a crisálida ficou escura e eu pensei que estava parasitada ou morta. Então, chequei a imagem da crisálida antes dela ter escurecido, que é a foto desta postagem. De início, pensei ser uma Geometridae, Crambidae ou Hesperiidae. Enviei ao Insetologia buscando ajuda, e o Cesar observou cuidadosamente e descobriu que a antena da mariposa adulta podia ser vista dentro da crisálida transparente! Aqui: ( https://uploads.disquscdn.com/... )

      Cesar também percebeu que as venações do primeiro par de asas podiam ser parcialmente vistas e que remetiam à Geometroidea, deixando as possibilidades em Geometridae, Uraniidae (definitivamente não é uma) ou Apatelodidae (possivelmente, mas muito improvável). As pupas de Apatelodidae são pouco conhecidas e nunca vi uma mariposa Apatelodídea na minha vida; entretanto, vejo diariamente Geometrídeas por aqui. Então, pelo bem das porcentagens de probabilidade, eu concluo, através das observações feitas previamente, que é extremamente possível que esta pupa seja de uma mariposa da ordem Lepidoptera, subdivisão Bombycina, superfamília Geometroidea e família Geometridae, mas me é impossível ir adiante.

      Após o escurecimento da pupa, eu decidi cuidar dela mesmo assim para ver qual Díptero ou Hymenóptero iria emergir dali. Observe o estado escurecido da pupa aqui: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      Entretanto, após alguns dias cuidando da pupa escurecida, uma incisão apareceu sagitalmente na superfície dorsal da pupa como pode ser visto na foto que irei fornecer mais abaixo. E então a pupa ficou completamente vazia, tornando-se em uma frágil exúvia que poderia se quebrar com um simples toque. Isto realmente me confundiu, pois eu estava praticamente certo que a mariposa estava morta ou parasitada, mas a mariposa adulta aparentemente emergiu da pupa dado o estado da incisão e como a pupa se esvaziou completamente e de repente. Infelizmente, não consegui ver a emergência da mariposa adulta... Na noite antecedendo a emergência, a pupa ainda estava escura e quando eu acordei cedo no dia seguinte, estava completamente vazia com uma incisão no topo. Com isto, cheguei à conclusão que é mais provável que ela nunca esteve morta e que a mariposa adulta emergiu com sucesso, pois nunca vi um Díptero ou Hymenóptero sair de uma pupa dessa forma, tampouco de deixar uma exúvia completamente oca em tão pouco tempo.

      Aqui está a foto da exúvia da pupa: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      Pude notar, durante todo o processo, a presença de 8 segmentos abdominais, dois respiráculos na área da cabeça e um tórax atenuadamente mais escurecido. Os respiráculos permitem que o ar entre na pupa tal como a umidade, prevenindo que a mesma seque. O ar é elástico, podendo ser expandido ou comprimido. A pressão mantém a parte interna da pupa e gera coesão. A pupa media aproximadamente 1,05cm de comprimento e aproximadamente 4mm de largura. A pupa era relativamente transparente, permitindo a observação das antenas e parte das venações do primeiro par de asas, estas que remetiam às de Geometroidea.

      Encontrada no 16º andar de um prédio em habitat urbano debaixo de uma folha de Lantana sp. que provavelmente não era sua planta hospedeira, mas sim onde escolheu entrar no estágio pupa.

      Fontes:

      Artigo no Insetologia: ( https://www.insetologia.com.br... )

      ( https://books.google.com.br/bo... breathing holes&f=false )

      Data: 7 de Maio, 2018 às 21:25:42
      Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.75, Long: -38.51, 16º andar)

      Mais fotos, incluindo vista dorsal da pupa antes do escurecimento e após o escurecimento: ( http://www.projectnoah.org/spo... )

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        • Views575
        • Curtidas9
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.