Biofaces Bring Nature Closer

      Clogmia albipunctata - Drain Fly / Mosca-do-Banheiro (Enderlein, 1937)

      03 Abr 2018

      Diptera: Nematocera: Psychodomorpha: Psychodoidea: Psychodidae: Psychodinae: Paramormiini: Paramormiina (?)

      O sujeito retratado media cerca de 3mm em comprimento e 4mm em largura.

      Clogmia é um gênero de moscas da ordem Diptera, subordem Nematocera, infraordem Psychodomorpha, superfamília Psychodoidea, família Psychodidae, subfamília Psychodinae e tribo Paramormiini.

      Parece seguro chamar esta mosca de Clogmia. Apesar de abundantes informações no gênero similar, Telmatoscopus, muitos autores e artigos consideram este um subgênero de Clogmia. Este artigo na NCBI (fonte nos comentários) considera Telmatoscopus um subgênero de Clogmia e o Planeta Invertebrados (fonte nos comentários) fala da migração de Telmatoscopus albipunctata para Clogmia albipunctata. Bug Guide (fonte nos comentários) considera Telmatoscopus um sinônimo de Clogmia. Insectoid (fonte nos comentários) considera Clogmia um subgênero de Telmatoscopus. Sendo assim, concluo que essa mosca é uma Clogmia dado traços morfológicos e os fatos mencionados.

      As asas de Psychodinae são chatas. Os segmentos flagelares são nodiformes e as antenas são mais longas do que o comprimento da asa. R5 normalmente finda no ápice alar = 4. Os segmentos terminais das antenas não são reduzidos em tamanho. Rs não é pectinada (exemplo: R3 e R4 não se ramificam independentemente de Rs). As asas são geralmente de largura moderada. "Asconóides" das antenas são variáveis, mas raramente consistem de um único ramo anterior. Traços morfológicos variam entre membros de Clogmia. Essa descrição foi dada através da chave de Quate, 1960 à cerca dos Psychodinae.

      Os adultos lembram pequenas mariposas com corpos peludos, geralmente de coloração escura. As larvas são desprovidas de olhos e pernas. Possuem cabeça escurecida e mais estreita que o corpo. Cada segmento possui uma ou mais listras escuras retangulares dorsalmente; os segmentos terminais se estreitam, formando um tubo respiratório escurecido. A pupa parece um minúsculo grão de arroz marrom e os ovos são de coloração marrom ou creme. Os adultos são normalmente vistos em instalações de esgoto, banheiros e em qualquer lugar que possa acumular matéria em decomposição. Essas moscas são atraídas pela luz. As larvas vivem em lama orgânica que forma nas superfícies internas dos ralos e canos de esgoto. A pupa ocorre na superfície do filme orgânico onde a larva vivia. As larvas se alimentam de algas, fungos e bactérias no esgoto e da lama orgânica, enquanto os adultos se alimentam de água poluída e néctar de flores. 30 a 200 ovos podem ser depositados de uma só vez no filme gelatinoso nas linhas do ralo. Os ovos nascem entre 32 e 59 horas após o depósito. As larvas entram em estágio pupa entre 9 e 15 dias depois, que dura entre 20 e 40 horas. Os adultos vivem por cerca de duas semanas.

      As larvas são importantes purificadoras de esgoto. Os adultos possuem vôo fraco.

      Data: 8 de Março, 2018 às 20:10:08
      Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.75, Long: -38.51, 16º andar)

      Mais fontes nos comentários.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1420
        • Curtidas8
        • Comentários12
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.