Biofaces Bring Nature Closer

      Sicalis flaveola cf. pelzelni - Canário-da-Terra / Saffron Finch / Pelzeln's Finch (P. L. Sclater, 1872)

      12 Fev 2018

      Passeriformes: Passeri: Passerida: Passeroidea: Thraupidae: Diglossinae

      Esse pássaro é predominantemente granívoro. O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar sementes, mas eles também podem se alimentar de insetos ocasionalmente. Seu ninho é em formato de tigela, e Sicalis flaveola é comumente visto usurpando ninhos abandonados. As fêmeas depositam em média 4 ovos que serão chocados por 14 ou 15 dias. Gostam de terras secas, mas também são vistos em áreas urbanas, preferindo manterem-se em grupos. O macho possui uma viva coloração amarela, enquanto a coloração da fêmea é menos saturada, atingindo um tom de cinza. O sujeito retratado na foto é uma fêmea que foi fotografada no estado de Santa Catarina. Sicalis flaveola pelzelni é uma das duas subespécies de canário-da-terra-verdadeiro encontradas no Brasil e pertencem à ordem Passeriformes, subordem Passeri, parvordem Passerida, superfamília Passeroidea, família Thraupidae e subfamília Diglossinae.

      De acordo com esta fonte (http://www.wikiaves.com.br/can... as seguinte subespécies são reconhecidas e distribuídas:

      Sicalis flaveola brasiliensis (Gmelin, 1789) - Ocorre no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os Sicalis flaveola brasiliensis machos do Nordeste costumam ser de uma coloração mais forte, com uma coroa vermelho-alaranjada e de tamanho maior, o dorso possui algumas finas estrias e é levemente esverdeado. As fêmeas são amarelas e possuem a mancha vermelho-alaranjada na coroa, mas esta é atenuada em comparação aos machos.

      Sicalis flaveola pelzelni (P. L. Sclater, 1872) - Ocorre na Bolívia, Leste dos Andes, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os machos possuem a cabeça e dorso com estrias. A região ventral é amarelada atenuadamente, especialmente na região do pescoço. As fêmeas são estriadas na cabeça e no dorso de forma menos atenuada do que as do S. f. brasiliensis, e o crisso é da mesma cor do ventre.

      Sicalis flaveola flaveola (Linnaeus, 1766) - Ocorre na Colômbia, Guianas, Venezuelas e Trinidad. Foi introduzido no Panamá, Porto Rico e Jamaica. A coroa é alaranjada e as costas levemente esverdeadas e com poucas estrias atenuadas. O inferior é de um amarelo-esverdeado. São maiores que os S. f. brasiliensis.

      Sicalis flaveola valida (Bangs & T. E. Penard, 1921) - Ocorre no Peru e no Equador. É a maior subespécie. O amarelo é mais escuro do que os S. f. flaveola e a coroa é avermelhada. São mais esverdeados nas costas do que S. f. flaveola. O bico é maior e mais forte e as pernas rosadas. Os machos e as fêmeas são semelhantes.

      Sicalis flaveola koenigi (G. Hoy, 1978) - Ocorre no Noroeste da Argentina, na região de Salta e Jujuy. Parece com S. f. brasiliensis, mas o bico é mais curto e mais largo.

      Entretanto, de acordo com esta fonte, S. f. brasiliensis também pode ser encontrado na região, então deixarei a subespécie como duvidosa: http://www.cobrap.org.br/espec... />
      Data: 18 de Outubro, 2017
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo
      Dono da foto: Eu

      Link da foto com qualidade original: https://www.flickr.com/photos/...

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1258
        • Curtidas6
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.