Biofaces Bring Nature Closer

      Thereza cf. speciosa - Opilião-Thereza (Roewer, 1913)

      10 Fev 2018

      Arachnida: Opiliones: Laniatores: Grassatores: Gonyleptoidea: Gonyleptidae: K92: Caelopyginae
      Thereza é um gênero de opiliões com cinco espécies reconhecidas:
      Thereza speciosa
      Thereza albiornata
      Thereza amabilis
      Thereza murutinga
      Thereza poranga
      São membros da classe Arachnida, ordem Opiliones, subordem Laniatores, infraordem Grassatores, superfamília Gonyleptoidea, família Gonyleptidae, clado não-classificado K92 e subfamília Caelopyginae.
      Suspeito que o sujeito retratado seja uma Thereza speciosa. Após uma pesquisa, cheguei à esta imagem na Internet, a única imagem de Thereza speciosa na Internet excluindo a minha:
      [https://vignette.wikia.nocooki... /> Se você comparar ambas, há uma pequena diferença nos padrões. Não há fotos de outras espécies de Thereza na Internet além de uma de um macho de T. murutinga proporcionada pelo Insetologia: [https://www.researchgate.net/p... /> Julgando as duas imagens, o sujeito retratado é, provavelmente, um Thereza speciosa, já que a variação nos padrões é extremamente sutil e pode ser uma alteração normal entre indivíduos; ou isso, ou esta é uma das 3 outras espécies sem fotos na Internet.
      Opiliões são relacionados às aranhas, mas diferentes. O cefalotórax e abdome são fundidos, eles possuem pênis (machos) e ovipositor (fêmeas) e uma dupla de glândulas repugnantes. Opiliões são inofensivos. A maioria é adaptada à escuridão e locais úmidos como florestas e cavernas. São morfologicamente adaptados à esses lugares, possuindo partes sensoriais para interagirem com o meio. Geralmente, espécies que habitam cavernas usam sinais químicos e mecânicos para comunicarem-se com o sexo oposto e para encontrarem comida. Opiliões se adaptaram em uma grande variedade de biomas, podendo também habitarem locais secos, mas a maioria prefere locais escuros e úmidos, como debaixo de pedras e troncos.
      São predadores e alimentam-se de pequenos invertebrados. Também são conhecidos por praticarem canibalismo, comendo outros opiliões, vivos ou mortos. Alguns são saprófagos, outros sugam suco vegetal, mas a maioria dos opiliões são onívoros. Opiliões podem comer substâncias sólidas.
      São geralmente noturnos e servem de alimento para anfíbios, formigas, grilos, vespas e outros opiliões. São conhecidos por liberarem um repugnante líquido amarelado mal-cheiroso para repelir predadores. Alguns podem autotomizar suas pernas ou fingirem-se de mortos.
      Geralmente, o macho ou a fêmea protege os ovos, podendo protegê-los, se preciso, por um mês inteiro sem comer. Muitas espécies demonstram um enorme cuidado paternal e maternal. Algumas espécies são menos cuidadosas.
      Alimentação: Geralmente onívoros. Alguns são saprófagos, outros predadores de invertebrados e outros opiliões (vivos ou mortos) e alguns sugam suco vegetal. Enquanto as aranhas precisam dissolver seu alimento, os opiliões podem comer substâncias sólidas. O exato comportamento de um Thereza speciosa me é desconhecido.
      Data: 25 de Março, 2017 às 15:03:22
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo, na floresta do Zinco.
      Link da foto com qualidade original: https://www.flickr.com/photos/...

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views715
        • Curtidas7
        • Comentários3
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.