Biofaces Bring Nature Closer

      Formiga saúva ou cortadeira

      06 Fev 2018

      Formiga saúva ou cortadeira.
      Saúva é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicídeos. Conta com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais importantes pragas agrícolas.
      São chamadas ainda, entre outros nomes, de saúba, formiga-cortadeira, formiga-carregadeira, formiga-de-mandioca, formiga-cabeçuda, formiga-de-roça, roceira, cabeçuda, caçapó, maniuara, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-caiapó, formiga-da-roça, formiga-de-nós, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, "Tanajura", picadeira e formiga-de-taboca.
      As folhas e outras partes de plantas (tanto mono como dicotiledôneas) cortadas pelas saúvas são levadas para o formigueiro para servirem de substrato para o cultivo do fungo mutualista do qual as formigas se alimentam. A nomenclatura desse fungo é controversa, recebendo diversos nomes, como: Leucoagaricus gongylophorus (este sendo o mais aceito atualmente), Leucocoprinus gongylophorus, Attamyces bromatificus, Pholota gongylophora (Moeller), dependendo do autor.
      Tipos de trabalhos na colônia
      Tanajura (içá): desde o ovo até a fase adulta, a tanajura (içá) é um dos ovos mais bem cuidados do formigueiro. Três anos depois do início do formigueiro, o formigueiro começa a produzir içás que fazem o voo nupcial na primavera; depois de voar, a içá cai no chão e inicia um novo formigueiro com os ovos e o fungo que ela cultivará. Seu tempo de vida pode ser entre 20 e 30 anos.
      Bitus: um dos ovos da rainha menos tratados é macho. Ele acasala e depois morre. Também é produzido depois de três anos e faz um voo nupcial na primavera.
      Cortadeiras: seu trabalho é carregar as folhas para o formigueiro.
      Soldados: encarregados de proteger o formigueiro dos invasores.
      Lixeiras: limpeza da colônia, carregam o lixo para uma galeria mais funda e longe de todas para não transmitir doenças. Tipos de lixo: fungos e formigas mortas.
      Enfermeiras: cuidam dos ovos, casulos e pupas e ajudam a rainha a cuidar dos filhotes.
      Importância ecológica
      Ajudam a enriquecer o solo e dar origem a florestas.
      Fonte:
      https://pt.wikipedia.org/wiki/...

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        • Views1322
        • Curtidas6
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasília-DF
        -15.744916363222586, -47.88413990583496
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.